Pular para o conteúdo principal

IMPLANTE TRANSCATETER DE VALVA AÓRTICA - Transcatheter aortic valve implantation (TAVI)


A estenose aórtica é a doença valvar adquirida mais freqüente e está presente em 4,5% da população acima de 75 anos. Para pacientes com estenose aórtica severa sintomática, a cirurgia de troca valvar aórtica (SAVR) é considerada a terapia de primeira escolha. O implante transcateter de valva aórtica (TAVI) tem se consolidado ao longo dos últimos anos. Introduzido inicialmente para pacientes considerados inoperáveis (4,5), o TAVI tem sido usado amplamente como uma alternativa de tratamento para pacientes de alto risco cirúrgico. A avaliação do risco cirúrgico em pacientes com estenose aórtica severa tem um papel importante na seleção da melhor estratégia terapêutica.
A mortalidade associada a SAVR pode ser prevista pelos escores que levam em consideração as características pré-operatórias dos pacientes. O EuroSCORE 7,8 e o escore 9 da Society of Thoracic Surgeons (STS) são os escores mais comumente usados com este objetivo e tem sido extensivamente validados. Outros escores têm sido usados para prever especificamente a mortalidade em decorrência da cirurgia cardíaca valvar, tais como o Ambler score10 e o Guaragna score 11.
A estenose aórtica calcificada grave é uma doença que vem aumentando sua prevalência pelo envelhecimento da população e tradicionalmente é tratada pela troca valvar aórtica. Em 2002 Cribier realizou o primeiro implante transcateter de valva aórtica. Após este feito inicial dois dispositivos foram aprovados na Europa e Canadá para uso clínico e rapidamente se popularizaram.
O implante e o reparo valvular por via transcateter têm se mostrado um dos tratamentos promissores para as valvopatias em pacientes de alto risco cirúrgico ou inoperáveis. O implante de bioprótese valvular aórtica (TAVI) para tratar a estenose aórtica grave demonstrou sua não inferioridade, se comparado à cirurgia em pacientes com risco cirúrgico substancial, e sua superioridade, se comparado ao tratamento médico, em pacientes com risco cirúrgico proibitivo.
O TAVI é uma opção de tratamento minimamente invasivo que promove ao paciente uma recuperação mais rápida e o sucesso do procedimento depende da integralidade de toda equipe multidisciplinar envolvida neste procedimento. Inicialmente conhecer o paciente realizando uma boa anamnese é essencial para boa evolução do tratamento, o procedimento realizado de maneira prudente e o acompanhamento da equipe de Fisioterapia no pós-operatório promove o sucesso do TAVI.

Referências Bibliográficas:
Revisão dos Artigos Partner A e B - Troca Valvar Aórtica Percutânea (SOCERGS)
Performance of Surgical Risk Scores to Predict Mortality after Transcatheter Aortic Valve Implantation (SBC - 2015)
Transcatheter interventions in valvular heart disease (Rev Bras Cardiol Invasiva 2015;23:77 - Vol. 23 Núm.2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meninges

Meninges são membranas conjuntivas que envolvem o sistema nervoso central e que são classicamente três: dura-máter, aracnoide e pia-máter. No embrião a aracnoide e a pia-máter constituem um só folheto, as vezes são consideradas uma formação única, a leptomeninge, ou meninge fina. O estudo da disposição das meninges e de sua estrutura é muito importante não só para a compreensão de seu importante papel de proteção dos centros nervosos, mas também porque elas são frequentemente acometidas por processos patológicos, como infecções (meningites) ou tumores (meningiomas). Dura-máter A dura-máter é a meninge mais superficial, espessa e resistente formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas, contendo vasos e nervos. A dura-máter do encéfalo difere da dura-máter espinhal por ser formada por dois folhetos, externo e interno, dos quais apenas o interno continua com a dura-máter espinhal. O folheto externo está intimamente aos ossos do crânio e comporta-se como periósteo

Líquor

O líquor ou líquido cérebro-espinhal, é uma substância aquosa e incolor que ocupa as cavidades ventriculares e o espaço subaracnóideo. A principal função do líquor é de proteção mecânica do sistema nervoso central, formando um verdadeiro coxim líquido entre este e os ossos paralelos. Em virtude do princípio de Pascal qualquer pressão ou choque que se exerça em um ponto deste coxim líquido, distribuir-se-á igualmente a todos os pontos. Desta maneira, o líquor constitui um eficiente mecanismo amortecedor dos choques que frequentemente atingem o sistema nervoso central. Por outro lado, em virtude da disposição do espaço subaracnóideo, que envolve todo o sistema nervoso central, este fica totalmente submerso em líquido e, de acordo com o princípio de Arquimedes, o torna muito mais leve, o que reduz o risco de traumatismos do encéfalo resultantes do contato com os ossos do crânio, assim, um encéfalo que pese 1.500g no ar pesará menos de 50g em seu envoltório liquórico. Características

Articulações

Não há como curvar ossos sem que sejam lesados, pois eles são muito rígidos. Felizmente, para que haja algum grau de movimento o tecido conjuntivo flexível forma as articulações. Para saber o grau de importância de uma articulação é só imaginar como um gesso no joelho ou uma tala no dedo limita o movimento. Articulações Uma articulação é um ponto de contato entre os ossos, entre a cartilagem e os ossos, ou entre os dentes e os ossos. Quando dizemos que um osso se articula com outro osso, isto significa que um osso forma uma juntura com outro osso. O estudo cientifico das articulações é denominado como artrologia ( arthro = articulação; logos = estudo de). A estrutura da juntura determina como ela funciona. Algumas articulações tem um movimento livre, outras se movimentam pouco, e outras não há movimento. Em geral, quanto mais ajustada no seu ponto de contato mais forte é a articulação. Quanto mais frouxa, maior é o seu movimento, e maior é a tendência de deslocamento. O movi