Pular para o conteúdo principal

Alterações do sistema circulatorio na gestação

A gestação é um período de transição que faz parte do processo do desenvolvimento humano normal, onde ocorrem grandes transformações no organismo da mulher .Essas mudanças imprescindíveis que ocorrem no organismo materno para o crescimento e desenvolvimento fetal estão relacionadas a ajustes fisiológicos e anatômicos, afetando assim vários sistemas no corpo humano.
A gravidez produz alterações em todo organismo materno. O sistema cardiovascular sofre mudanças progressivas durante a gestação e o parto, resultando em alterações circulatórias características destes períodos.
As alterações circulatórias durante a gravidez refletem em uma carga adicional ao trabalho cardíaco, dentre as principais modificações se encontram: a elevação do volume sanguíneo, do débito cardíaco e da frequência cardíaca.
A hemostasia é um processo fisiológico que tem como objetivo, prevenção de perda sanguínea, mantendo o sangue em estado fluido dentro dos vasos sanguíneos, seu mecanismo de ação pode ser por vasoconstrição, formação de tampão plaquetário, coagulação sanguínea, sem que haja hemorragia ou trombose.
Algumas manifestações clinicas patológicas que podem ocorrer durante este período gestacional e após o parto são:
  •  Hipervolemia: ou seja, ocorre um aumento do volume sanguíneo de 40% ,apenas do plasma sanguíneo ,sendo assim, o sangue fica mais diluído. O feto também aumenta o consumo de ferro para o seu desenvolvimento.
  •  Varizes :As varizes ou veias varicosas , têm origem em alterações do sistema venoso superficial ou profundo ,e podem ser encontradas nos membros inferiores e veias pélvicas.
  •  Anemia: As causas mais comuns de anemia durante o período gestacional são por deficiência nutricional e por perda aguda de sangue.
  • Trombose Venosa Profunda : O quadro clínico da TVP é dependente, em sua maioria, da extensão do trombo e das veias atingidas; os sintomas desta patologias geram nos portadores um certo incomodo e desconforto, porém o mais preocupante são as complicações que podem surgir com a evolução da doença , como por exemplo a síndrome pós-trombótica e a Tromboembolia Pulmonar.
  •  Síndromes Hipertensivas: As síndromes hipertensivas são consideradas umas das maiores complicações do ciclo gravídico puerperal, com alto risco de morbidade e mortalidade materna, sua incidência pode ser 6% até 30 % das gestantes.
É necessário um bom entendimento de todos esses parâmetros de alteração que ocorrem no corpo da mulher durante este período para auxilia-la de forma adequada. E claro, o acompanhamento periódico ao medico e a atividade de vida diária desta gestante influenciara bastante no controle de possíveis manifestações patológicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meninges

Meninges são membranas conjuntivas que envolvem o sistema nervoso central e que são classicamente três: dura-máter, aracnoide e pia-máter. No embrião a aracnoide e a pia-máter constituem um só folheto, as vezes são consideradas uma formação única, a leptomeninge, ou meninge fina. O estudo da disposição das meninges e de sua estrutura é muito importante não só para a compreensão de seu importante papel de proteção dos centros nervosos, mas também porque elas são frequentemente acometidas por processos patológicos, como infecções (meningites) ou tumores (meningiomas). Dura-máter A dura-máter é a meninge mais superficial, espessa e resistente formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas, contendo vasos e nervos. A dura-máter do encéfalo difere da dura-máter espinhal por ser formada por dois folhetos, externo e interno, dos quais apenas o interno continua com a dura-máter espinhal. O folheto externo está intimamente aos ossos do crânio e comporta-se como periósteo

Líquor

O líquor ou líquido cérebro-espinhal, é uma substância aquosa e incolor que ocupa as cavidades ventriculares e o espaço subaracnóideo. A principal função do líquor é de proteção mecânica do sistema nervoso central, formando um verdadeiro coxim líquido entre este e os ossos paralelos. Em virtude do princípio de Pascal qualquer pressão ou choque que se exerça em um ponto deste coxim líquido, distribuir-se-á igualmente a todos os pontos. Desta maneira, o líquor constitui um eficiente mecanismo amortecedor dos choques que frequentemente atingem o sistema nervoso central. Por outro lado, em virtude da disposição do espaço subaracnóideo, que envolve todo o sistema nervoso central, este fica totalmente submerso em líquido e, de acordo com o princípio de Arquimedes, o torna muito mais leve, o que reduz o risco de traumatismos do encéfalo resultantes do contato com os ossos do crânio, assim, um encéfalo que pese 1.500g no ar pesará menos de 50g em seu envoltório liquórico. Características

Articulações

Não há como curvar ossos sem que sejam lesados, pois eles são muito rígidos. Felizmente, para que haja algum grau de movimento o tecido conjuntivo flexível forma as articulações. Para saber o grau de importância de uma articulação é só imaginar como um gesso no joelho ou uma tala no dedo limita o movimento. Articulações Uma articulação é um ponto de contato entre os ossos, entre a cartilagem e os ossos, ou entre os dentes e os ossos. Quando dizemos que um osso se articula com outro osso, isto significa que um osso forma uma juntura com outro osso. O estudo cientifico das articulações é denominado como artrologia ( arthro = articulação; logos = estudo de). A estrutura da juntura determina como ela funciona. Algumas articulações tem um movimento livre, outras se movimentam pouco, e outras não há movimento. Em geral, quanto mais ajustada no seu ponto de contato mais forte é a articulação. Quanto mais frouxa, maior é o seu movimento, e maior é a tendência de deslocamento. O movi